Dúvidas

Companhia ou compania


Companhia ou compania: qual você deve usar? As diferenças entre a fala e a escrita confundem muita gente. A pronúncia da palavra “companhia” é um desses exemplos a ser estudado. Embora possa parecer que a pronúncia leve você a escrever “compania”, saiba que essa forma está incorreta. “Compania” sequer existe na língua portuguesa.

Esse é um fenômeno linguístico observado pela ortoépia. Entenda os usos corretos da palavra para não errar mais na escrita.

Veja também:

Companhia ou compania: saiba qual dos dois está correto

Companhia ou compania

Companhia

A única escrita correta da palavra é com NH. O substantivo “companhia”, de acordo com a língua portuguesa, possui mais de um significado. Ela pode representar o ato de acompanhar alguém ou então ainda pode ser utilizada como sinônimo de empresa.

Veja abaixo os exemplos para cada um dos casos:

Sinônimo de Acompanhar:

  • Ela me fez companhia até a sala.
  • Estive na companhia dele ainda ontem.
  • Posso ser a sua companhia no caminho para casa?
  • Você precisa de companhia?
  • A sua companhia me faz muito feliz.

Empresa:

  • A sua companhia já está aberta?
  • Ele tem uma companhia de telefones.
  • A companhia teve um crescimento recorde neste mês.
  • Ele dá aulas em uma companhia de música.

Dessa forma, todas palavras que derivam de “companhia” também devem ser escritas com NH. Alguns exemplos: companheiro, acompanhante etc.

Compania

A palavra “compania” não existe na língua portuguesa. Embora aconteça a confusão devido à pronúncia da palavra “companhia”, isso se dá apenas por um fenômeno fonético, e, não, pela existência da palavra.

Isso ocorre porque “companhia” tem origem na palavra “companha”. Portanto, use sempre o NH para formar “companhia”.

Companhia ou compania
Companhia ou compania

Ortoepia

A confusão entre a fala e a escrita na língua portuguesa em casos como esse é estudado pela Ortoepia. Descrita como uma área da Fonologia responsável pelo estudo dos sons de um idioma, a ortoepia explica o que acontece com “companhia”.

De acordo com os linguistas, o fato de “nh” ter nasalizações sucessivas leva a fala a modificar “nhia” para “nia”. A modificação facilita o movimento da língua. Isso explica o motivo de a confusão ser tão comum entre as pessoas, sejam elas cultas ou não. Portanto, erros como esse são denominados “erros de ortoepia”.

Origem

O substantivo “Companhia” originou-se de “Companha”. Com o acréscimo do sufixo “ia”, a palavra ganhou o sentido atual. Campanha é uma referência a várias pessoas formando um grupo. Dessa forma, seguindo a escrita original, “companhia” também foi escrita com “nh”.

Mais antiga ainda é a origem da palavra no latim. “Companhia” vem de “com panis”. Em latim o termo significa algo como “pessoas que comem juntas o pão”. Com o passar dos anos foi sofrendo adaptações até se transformar em “companhia”

Companhia ou compania: Vídeo

Ainda com dúvidas? Qual a diferença entre Companhia ou compania? Qual usar? Confira o vídeo a seguir:

Outras dúvidas em: JEITO ou GEITO.


2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *