Dúvidas

Abaixo ou a baixo


Abaixo ou a baixo: quando utilizar cada um?

Esse é um dos principais erros ortográficos realizado pelos falantes da língua portuguesa. Além da mesmo pronúncia e da semelhança entre a grafia dessas duas palavras, os seus significados também não são completamente diferentes. Isso resulta em uma maior dificuldade de compreensão na hora de decidir qual é a forma correta para cada situação.

Veja também:

Saiba qual a diferença entre: Abaixo ou a baixo

Para esclarecer de vez a diferença entre essas duas expressões, vamos apresentar seus principais significados e aplicações.

Abaixo

A palavra Abaixo, escrito de forma junta, é um advérbio de lugar. Esse tipo de advérbio é utilizado para apontar uma localização, respondendo a pergunta “onde?”. Além de abaixo, esse grupo é constituído por expressões como aqui, ali, atrás, acima, perto, diante, entre outras.

Falando em localização, o advérbio abaixo indica algo que está em posição inferior ou em situação de menor importância. Entre os seus sinônimos, se destacam inferiormente, embaixo, infra e sob.

Ainda, essa palavra pode ser utilizada em situações que envolvem interjeições, como protestos e reivindicações. Nesses casos, apenas a entonação do advérbio é diferente.

Confira os exemplos da utilização do advérbio “abaixo”:

  • As respostas estão na tabela abaixo.
  • Na lista de estudantes, seu nome está abaixo do meu.
  • Minhas notas estão abaixo da média.
  • Abaixo o preconceito!

Dica: muitas vezes o advérbio abaixo surge acompanhado do verbo “seguir”. Por exemplo:

Segue abaixo a lista de convocados.

Abaixo ou a baixo

A baixo

Já a expressão “a baixo”, escrita de forma separada, é utilizada como o contrário de “de cima” ou “do alto”. Formada pela preposição “a” e o adjetivo “baixo”, ela estabelece uma relação de perspectiva. Seus principais sinônimos são as expressões “de baixo” e “para baixo”.

Confira os exemplos:

  • Meu cachorro rasgou a cortina de cima a baixo.
  • Admirando a arquitetura, ela olhou o prédio de alto a baixo.
  • Quando entrei na sala, ele me olhou de cima a baixo.

De baixo/Debaixo

Sinônimos das expressões citadas anteriormente, essas palavras também possuem uma grafia diferente e significados semelhantes. Por isso, elas também são alvo de muita confusão na hora da escrita.

A expressão “de baixo” é um adjetivo que qualifica o substantivo da frase. Por exemplo: A conversa foi de baixo nível. Já “debaixo”, é, assim como abaixo, um advérbio de lugar. Ele indicado algo que está localizado em uma posição inferior a outro objeto. Essa expressão costuma estar acompanhada da preposição “de”, formando uma locução adverbial: debaixo de. Por exemplo: Minha bolsa estava debaixo da cama.

Uma boa dica para diferenciar as duas expressões citadas é que geralmente “debaixo” pode ser substituído na frase pela palavra “sob”. Essa substituição pode ajudar a utilizar a forma escrita correta.

Abaixo ou a baixo? É junto ou separado?

Abaixo ou a baixo? Ainda com dúvidas? Confira o vídeo a seguir:

Confira também: Qual é o plural de caráter?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *